O sistema de arrefecimento do veículo é responsável por controlar a temperatura do motor, garantindo seu bom funcionamento e evitando danos graves. No entanto, alguns sinais podem indicar que há um problema no sistema. Pensando em ajudar você a identificar sinais de problema no sistema de arrefecimento, e prevenir dores de cabeça desnecessárias, separamos no artigo abaixo com os principais alertas. Confira:
A luz de temperatura no painel do veículo é um indicador importante do sistema de arrefecimento. Ela serve para alertar o motorista quando a temperatura do motor está muito alta ou quando há algum problema no sistema de arrefecimento. Ao acender, é importante que o motorista pare o veículo o mais rápido possível em um local seguro e verifique o nível de líquido de arrefecimento. Caso esteja baixo, complete-o antes de continuar a viagem.
Se o nível de líquido de arrefecimento estiver adequado, leve o veículo para uma revisão mecânica o mais rápido possível. Afinal, a luz de temperatura no painel pode acender por diversos outros motivos, como vazamentos no sistema de arrefecimento, falha no termostato ou problemas na bomba d’água.
Quando o motor começa a superaquecer, é um sinal claro de que pode haver um problema no sistema de arrefecimento do veículo. Essa condição pode ser percebida pelo aumento da temperatura do motor no painel do veículo ou pela saída de fumaça pelo capô.
Perceber vazamentos de líquido do arrefecimento é mais um indicador de que pode haver um problema no sistema de arrefecimento do veículo. Caso haja manchas de líquido de arrefecimento no chão ou embaixo do veículo, é recomendável que o veículo seja levado para uma revisão mecânica imediata para que o problema possa ser identificado e corrigido antes que o motor seja danificado.
Além dos outros sinais mencionados, barulhos incomuns no motor pode ser um indício de um problema no sistema de arrefecimento. Esses ruídos podem ser causados pelo acúmulo de ar no sistema ou pela falta de líquido de arrefecimento.
Ao detectar um odor de queimado vindo do motor, é crucial que o sistema de arrefecimento seja verificado imediatamente. Esse cheiro pode indicar que o motor está superaquecendo, o que pode levar a danos graves se o problema não for resolvido prontamente.
Para evitar que problemas comecem a surgir no sistema de arrefecimento seu veículo, conheça três dicas essenciais:
Não use apenas água no sistema de arrefecimento, pois isso pode causar sérios problemas ao veículo. As fabricantes de automóveis não recomendam essa prática e, portanto, é importante que o reservatório do radiador contenha uma mistura adequada de água desmineralizada e um aditivo confiável.
A proporção ideal entre água desmineralizada e aditivo pode variar de acordo com o fabricante do veículo, por isso verifique sempre o manual do proprietário. Mas geralmente, a mistura ideal é de 50% de água desmineralizada e 50% de aditivo.
O aditivo tem a função de evitar que a água ferva ou congele dentro do sistema de arrefecimento. Além disso, ele protege todo o sistema contra corrosão e incrustações, que podem causar entupimentos e, consequentemente, superaquecimento do veículo.
Esse detalhe garante o funcionamento adequado do veículo e evita danos desnecessários, pois o reservatório é responsável por armazenar água e fluido de refrigeração e geralmente apresenta um indicador de nível máximo e mínimo.
Quando o nível de líquido abaixa com frequência, há a possibilidade de um vazamento na tampa do reservatório ou nas mangueiras de resfriamento. Nesse caso, leve o veículo a uma oficina de confiança para realizar o reparo necessário.
Conforme mencionado anteriormente, vazamentos no sistema de arrefecimento causam danos significativos no veículo. No entanto, esses vazamentos podem ser facilmente identificados.
Se houver presença de ferrugem no líquido do reservatório ou se houver poças de água abaixo do veículo, pode ser um sinal de que o sistema de arrefecimento está com problemas. É preciso diferenciar se esse vazamento é da água do sistema de ar-condicionado do veículo ou do líquido do arrefecimento.
Quando há acúmulo de ferrugem no sistema, ela pode atingir as colmeias do radiador e obstruir a circulação de água, aumentando a temperatura do motor e causando danos maiores.