Responsável por controlar e manter a temperatura dos motores de combustão interna em condições ideais de funcionamento, o sistema de arrefecimento, composto, entre outros, por líquido de arrefecimento, bomba d’água, radiador, válvula termostática, condutores, reservatório e sensor de temperatura, merecem atenção na hora da manutenção já que quando comprometido pode até fundir o motor. “Diversos problemas podem acometer o sistema de arrefecimento, por isso é fundamental ficar atento e analisar o estado de diversas peças. Para prolongar a vida útil do sistema e seus componentes, é importante fazer a troca do líquido no período indicado, além de utilizar somente aditivo indicado pela montadora do veículo e água desmineralizada. Água de torneira não é indicada para o sistema de arrefecimento, alerta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.
O sistema de arrefecimento, por ser selado, dispensa a necessidade periódica de reposição do líquido. Se isso ocorrer, é indicativo de que algo está errado e um profissional qualificado deve ser consultado.
Outro problema que o usuário deve ficar atento é o excesso de temperatura, facilmente notado através do indicador do painel de instrumentos. se isso ocorrer, o ideal é parar o veículo imediatamente o procurar ajuda de especialista, já que o excesso de temperatura pode ocorrer por motivos diversos e se não observado pode levar desde a queima da junta do cabeçote até o enripamento generalizado do motor.
A manutenção preventiva é o melhor caminho para evitar danos ao sistema. Substituir o líquido no período recomendado, inspecionar o estado de mangueiras, abraçadeiras, bomba d´água e radiador podem evitar maiores prejuízos e paradas indesejados do veículo.
Fonte: https://oprogressonet.com/