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11 / 11 / 2022

Bateria com amperagem maior/menor causa problema?

Apesar dos recentes avanços em termos de eficiência energética, onde sistemas de proteção à bateria e alternador com recuperação de energia agora fazem parte de muitos carros nacionais, algo que não muda é a escolha da bateria certa para seu carro.

Muita gente ainda acha que a bateria de seu carro é fraca e que precisa colocar uma de amperagem maior, a fim de compensar o número de equipamentos elétricos a bordo ou mesmo para garantir uma partida mais vigorosa do motor.

No entanto, será que isso é uma prática correta? Além disso, colocar uma bateria mais fraca em amperes num carro onde originalmente ela deveria ser maior pode trazer danos ao sistema?

 

O que é amperagem

No Sistema Internacional de Unidades, o ampere é a unidade de medida da corrente elétrica. Na bateria de automóvel, que geralmente tem 12 volts, ela é a capacidade desta de armazenar e distribuir energia em descarga para o sistema elétrico do veículo a cada hora.

A definição de como ela atua pode ser complexa, mas podemos dizer que quanto maior a amperagem da bateria, maior é a capacidade desta de atender a demanda de energia dos dispositivos do veículo, incluindo motor de partida e/ou Start&Stop, por exemplo.

Quanto mais equipamentos e sistemas de eletrônicos o carro possui, maior será a amperagem da bateria. Isso é necessário para que haja distribuição de energia suficiente para que nenhum dos componentes que demandam muita carga sejam afetados quando todo o conjunto elétrico do veículo estiver em pleno funcionamento.

Mas, isso não significa que um carro relativamente equipado não possa ter uma bateria com amperagem reduzida.

Para termos uma ideia, basta verificarmos que carros como Honda Fit e Kia Picanto, por exemplo, usaram ou ainda usam baterias de 12V com cerca de 40 amperes.

Nem por isso esses carros deixaram de oferecer trio elétrico completo, direção elétrica, ar-condicionado (que também consome energia), sistema de áudio, conjunto de luzes interna e externas, alarme, freios ABS com EDB, entre outros.

Também já existiram outros carros de mesmo porte e conteúdo com 35 ou 36 amperes.

No entanto, carros reconhecidamente grandes e potentes, também podem usar amperagem baixa, como o Honda Civic (50 amperes).

Note, por exemplo, que o Ford Focus tem bateria de 60 amperes. Na Chevrolet S10, a bateria tem 75 amperes, enquanto a Ford Ranger usa uma de 70. No Chevrolet Camaro, a bateria tem 80 amperes.

Em todos esses casos, a amperagem está especificada no manual do proprietário. E se eu quiser alterar isso, o que acontece? Antes de mais nada, deve-se obedecer o que o manual do veículo diz, pois ele contém as especificações originais do produto, desenvolvidas junto com o projeto do carro.

Os fabricantes de veículos gastam milhares de horas de pesquisa e testes com o sistema elétrico do carro, inclusive fazendo simulações de interferência eletrônica em bancadas de testes exclusivas para isso.

A proteção do sistema elétrico hoje em dia é crucial, ainda mais por conta da grande quantidade de equipamentos eletrônicos que foram adicionados aos carros, mesmo os compactos de entrada, obrigando que a bateria seja robusta e tenha uma distribuição de energia eficiente.

A palavra de ordem é quanto menos energia consumida, melhor a eficiência, que reduz consumo de combustível e emissão de poluentes.

Como a vida útil de uma bateria varia de dois a três anos, logo será necessário substituir a original. Então, optar por uma amperagem maior ou menor acarretará em problemas potencialmente graves, dependendo da eletrônica a bordo e da proteção do sistema elétrico. Uma sobrecarga pode até explodir o acumulador de energia.

Além disso, existe ainda a questão do tamanho, pois uma bateria maior poderá gerar algum problema na hora da instalação.

No mercado, a bateria mais vendida é de 60 amperes, que chega a ter 70% de participação. Mas nem toda essa participação está de acordo com o que o carro realmente necessita.

O motivo é que muitos compradores e também vendedores acreditam que uma bateria mais potente demora a descarregar. Dependendo do caso, porém, isso não é verdade e o tempo acaba sendo o mesmo de uma bateria menor.

O alternador precisa ser capaz de recarregar a bateria em tempo suficiente para que o veículo não apresente falhas no funcionamento e no sistema elétrico, porém, só mesmo com o motor funcionando é que isso acontece.

É por conta disso que os carros possuem alertas para faróis acesos ou sistemas de proteção que desligam a energia após alguns minutos com o carro desligado.

Fonte: https://www.noticiasautomotivas.com.br/

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