Um dos problemas mais graves que podem ocorrer em um automóvel é o superaquecimento do motor. Os danos são imensuráveis e muitas vezes irreversíveis. A alta temperatura faz com que o material derretido das peças possa fundir o motor – o que não sai nada barato para o proprietário.
A manutenção preventiva da ventoinha e o sistema de arrefecimento do motor garantem um bom funcionamento do veículo, entretanto, se alguma das duas apresentarem danos ou falhas, o sistema consequentemente perderá o controle de temperatura.
Em caso de travar na posição fechada, essa impede o fluxo de água que impede o resfriamento do motor.
Caso você perceba que ela apresenta vazamentos ou uma de suas pás estejam desgastadas será impossível impulsionar a água no timing ideal.
O tempo acaba desgastando, rasgando ou deixando furos, com baixo volume e baixa pressão, o fluxo da água desacelera e o líquido evapora com mais facilidade e não resfria.
Outra razão muito comum do aumento de temperatura é a falta do fluido no vaso de expansão, na maioria das vezes causado pela negligência do motorista.
O carro dá pistas de quando o motor está aquecido e é extremamente importante o motorista estar atento a elas.
Esses sinais são:
Para evitar o superaquecimento é melhor que se adotem medidas preventivas e de cuidado com o seu carro. Os especialistas recomendam a checagem constante do nível do líquido.
Colocar apenas água de torneira não é uma medida aconselhável e só deve ser feita se for em casos de emergência. Deve ser encarada como uma opção paliativa apenas para chegar à oficina.
Fonte: https://nogueirense.com.br/