Produtos Especiais
Ir para loja

Notícias

19 / 05 / 2022

Curiosidades sobre o aditivo

Temperatura de ebulição mais alta

Como se sabe, é claro, a temperatura de ebulição da água é de 100°C. Mesmo num circuito fechado de refrigeração, isso não muda. Porém, para que o motor possa trabalhar numa faixa de temperatura adequada (até 90°C) sem o risco de um superaquecimento, os aditivos de radiador são recomendados.

Nesse caso, o produto possui uma propriedade química que permite à água evaporar em temperaturas mais altas, variando de 110°C a 115°C. Apesar isso, em circuitos fechados, onde a pressão é de 2 atmosferas, pode chegar a 120°C em ponto de ebulição. Obviamente isso dá mais segurança no funcionamento do motor, especialmente sob regimes mais severos. Também reduz a entrada da ventoinha do radiador, o que economiza também energia e, por sua vez, o consumo de combustível.

 

Temperatura de congelamento mais baixa

Da mesma forma que evapora aos 100°C, a água simplesmente congela em 0°C. Acontece que, mesmo no Brasil, são verificadas temperaturas abaixo de zero, embora com pouca frequência. Mesmo assim, em alguns países, níveis até -30°C são verificados com alguma frequência.

Por isso, é necessário que o ponto de congelamento da água seja reduzido, para que o líquido de refrigeração continue circulando, mesmo muito abaixo de zero.

 

Substituição do aditivo

Os fabricantes de veículos usam e recomendam os aditivos de radiador. Estes devem ser substituídos em média a cada 30.000 km, sempre com todo o líquido de arrefecimento do propulsor.

No caso de proprietários de carros usados, após a compra, é importante trocar o aditivo para ter mais segurança na refrigeração, já que nem sempre se sabe exatamente quando o produto foi trocado.

A troca é feita mediante uma porção do produto, determinada por cada fabricante, diluída em outra de água. Algumas marcas utilizam aditivos de radiador já diluídos (podem ser comprados também), numa mistura que permite ao sistema trabalhar por muito mais tempo em circuitos fechados.

Recomenda-se também a observação do nível do líquido no reservatório, nunca excedendo máximo ou mínimo. A complementação, no entanto, altera a proporção colocada anteriormente. Então, o ideal é verificar porque existe essa perda de líquido no sistema, através de um técnico.

Fonte: https://www.noticiasautomotivas.com.br/

Contatos

Rua Antônio Alcântara Machado, 780

Piracicaba/SP - CEP 13424-467

(19) 3433   VER TELEFONE

(19) 9978   VER WHATSAPP

Horário de Funcionamento

Segunda - Sexta

08:00 - 17:30

Almoço

11:00 - 12:45

Sábado

Fechado

Domingo

Fechado

Formas de pagamento

Empresa ECO