Entender sobre alinhamento e balanceamento do carro é mais simples do que se imagina. E esse entendimento é necessário para que seja possível identificar quando o carro emite sinais de que um problema está afetando a performance do veículo.
A diferença entre esses dois procedimentos de manutenção automotiva é bem clara: o alinhamento trata do sistema de direção do veículo, enquanto o balanceamento refere-se à vibração.
Para saber se o carro precisa de alinhamento das rodas, quando estiver dirigindo em linha reta “afrouxe” a mão no volante. Se o veículo for sozinho para a esquerda ou para a direita, já é um sinal claro de que o alinhamento se faz necessário.
Além disso, é importante verificar o estado do veículo após algum acidente, mesmo que a colisão seja simples, como quando a roda bate no meio fio ou em algum objeto.
Também é possível saber se o carro precisa de alinhamento:
• Quando há desgaste anormal ou desigual dos pneus;
• No caso de problemas no controle do volante;
• Quando a direção não retorna facilmente após uma curva e vai para a direita ou esquerda sozinho em uma linha reta.
É importante fazer o alinhamento toda a vez que for trocar componentes da suspensão ou da direção e, também, após a troca do conjunto de pneus.
O balanceamento das rodas precisa ser realizado periodicamente, mesmo que o carro não apresente nenhuma alteração de funcionamento. Ele deve ser feito:
• A cada 10 mil quilômetros rodados;
• Sempre que houver substituição ou conserto de pneus;
• Quando for substituir elementos do conjunto rodante – como pastilhas de freio, rolamento da roda e peças de suspensão.
Porém, ao sentir trepidações no volante, agende o balanceamento imediatamente, pois o carro desbalanceado fica instável e pode causar acidentes. Além disso, o balanceamento previne o desgaste excessivo dos pneus, evitando problemas nos componentes da suspensão e da direção.
Fonte: https://garagem360.com.br/