O desgaste desigual dos pneus podem anunciar a falta de ajuste na inclinação das rodas do carro, nesse caso, o aconselhável é procurar um mecânico para entender se é necessário realizar a cambagem. Entenda o que é e saiba quais carros precisam de cambagem, além de vantagens e desvantagens deste procedimento.
Mas, quais carros precisam de cambagem? Ela é realmente necessária ou vantajosa? Entenda!
Todo bom condutor sabe que em determinados períodos de tempo é necessário realizar a troca dos pneus, bem como realizar procedimentos de balanceamento e alinhamento. No entanto, em determinados casos, falhas no conjunto de suspensão podem indicar a necessidade de realizar a cambagem.
Sobre esse último, a Widmen, empresa especializada em manutenção automotiva, explica que para que o peso do carro esteja distribuído corretamente sobre a banda de rodagem é preciso que o câmber, como é chamado o ângulo de inclinação da roda, esteja bem ajustado. Esse ajuste é chamado de cambagem.
Antes de mais nada, é preciso entender que existem três tipos de câmber, ou seja, três ângulos diferentes.
Cambagem neutra: pneus fazem um ângulo reto;
Cambagem negativa: pneus estão voltados para fora do carro;
Cambagem positiva: os pneus estão voltados para dentro do carro.
Essas alterações são justificadas através da circulação do veículo em vias esburacadas, quando o veículo passa por algum tipo de colisão ou qualquer outro fator que altera a suspenção do veículo.
Dessa forma, a cambagem é indicada quando o veículo sofreu algum tipo de dano no conjunto de suspensão e está fora de seu ângulo ideal, o que pode causar desgaste irregular dos pneus, desestabilização do automóvel, vibrações no volante e em casos que o carro está puxando para um lado ou outro.
A empresa especialista também alerta que após o carro sofrer algum tipo de impacto na suspensão, o condutor não deve realizar a cambagem imediatamente.
O indicado é consultar uma mecânica especializada em rodas, pneus e suspensão para analisar o problema e ver se é necessário trocar algum componente do sistema.
Porém, é importante ressaltar que, quando não há um real impacto na suspensão, o serviço de cambagem pode ser dispensado. Dessa forma, o condutor só precisará realizar alinhamento e balanceamento quando indicado no manual do proprietário.
Determinados cuidados ao dirigir são essenciais para não danificar o conjunto de suspensão do veiculo.
Nesse caso é importante lembrar que até mesmo os pequenos impactos podem gerar grandes prejuízos. Dessa forma, evite o choque dos pneus nas guias das calçadas, bem como evite os buracos nas vias.
Além disso, curvas e manobras bruscas também geram um esforço desnecessário ao veículo, o que pode causar danos à suspensão e direção.
Por fim, lembre-se de sempre calibrar. A ação evita o desgaste prematuro dos pneus, bem como é uma ótima aliada para reduzir o consumo excessivo de combustível, já que quando não calibrados, é necessário um esforço maior do carro.
Fonte: https://garagem360.com.br/