De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a falha humana causa 90% dos acidentes de trânsito. E o Brasil está entre os campeões mundiais nesse quesito, infelizmente.
A manutenção preventiva dos veículos é uma das principais recomendações. Além de reduzir os riscos, ela ajuda na economia de combustível. O processo inclui procedimentos, como estar atento à vida útil e durabilidade do carro, respeitar as orientações do manual do proprietário e observar elementos importantes antes de botar o veículo na estrada: nível de combustível e óleo, água do radiador, palhetas do limpador de para-brisa. Do mesmo modo, o funcionamento de faróis, lanternas e luzes indicativas.
Também é fundamental conferir a calibragem e o estado dos pneus (inclusive dos estepes), assim como o alinhamento da direção e o balanceamento das rodas. A verificação da parte elétrica, do filtro de óleo do motor e do de ar, da bateria, do extintor de incêndio, do triângulo, da chave de roda e do macaco completa a manutenção preventiva.
A segurança da viagem passa também pela direção defensiva do condutor. Antes de partir, é importante escolher o melhor caminho e planejar o percurso até o destino final, sempre se lembrando de fazer paradas para descanso em viagens longas. O recomendado é parar por 20 minutos a cada duas horas na estrada.
Escolher o que comer antes e durante a viagem também faz parte dos cuidados. Refeições leves, frutas e biscoitos são alimentos mais apropriados para quem está no volante.
Em um caso de contratempo, manter a calma e conhecer as medidas necessárias é atitude fundamental. Nas descidas de serra, é preciso engatar uma marcha, usando o freio motor.
Num caso de problemas com o freio, é preciso reduzir a marcha e encostar o veículo. Se o problema for no motor, também é preciso parar no acostamento e sinalizar o local com o triângulo.
As instruções básicas de ultrapassar apenas em local permitido e com segurança e visibilidade, respeitar os limites de velocidade e a sinalização e viajar com calma também não podem ficar de fora.
Fonte: https://extra.globo.com/