O que significa quando o carro está com cheiro de óleo no escapamento e soltando vestígios de óleo por ali?
Geralmente, o óleo no escapamento é apenas uma consequência de um problema maior, isso porque óleo está entrando na câmara de combustão do motor. A sua causa pode ser:
. Problema de vazamento de óleo no motor;
. Suspiro de óleo do motor entupido;
. Problema nos retentores ou anéis de segmento;
. Problema na junta da tampa de válvulas;
. Motor precisando de uma retífica.
Exemplo ocorrido em um carro turbinado de fábrica: Esse problema aconteceu com um Volkswagen Passat 1.8 20V Turbo ano 1999.
Com o veículo em funcionamento percebia-se um forte cheiro e também vestígios de óleo no escapamento. Com base nessa informação, e sabendo que é comum veículos VW apresentarem óleo na mangueira que liga a turbina ao intercooler, o primeiro passo a ser executado foi desmontar essa mangueira.
Não deu outra: escorreu uma grande quantidade de óleo. Aproveitando o reparo, foi feita uma revisão completa no sistema de lubrificação e foi encontrada carbonização em todo o motor.
Reparo: foi realizada a limpeza do motor. Para isso, foi preciso retirar o cabeçote e o cárter. Mas depois da limpeza, ainda continuava vazando óleo na entrada da turbina. Foi necessário, nesse caso, enviar a turbina para uma loja especializada, onde foi realizado o reparo no conjunto rotativo que estava danificado por falhas de lubrificação.
OBS: Os motores turbo da linha VW e Audi requerem atenção redobrada quanto ao sistema de lubrificação. Geralmente, a cada 60.000 km é necessário trocar a mangueira de alimentação de óleo para o turbocompressor, que pode entupir com o tempo.
Fonte: https://www.noticiasautomotivas.com.br/