O radiador do carro é uma peça fundamental, mas pouco lembrada pelos proprietários de veículos nas revisões periódicas. Dificilmente os componentes do sistema apresentam problemas, porém isso não dispensa as manutenções preventivas. Afinal, a troca de peças é complexa, o que deixa o serviço mais caro.
Se você nunca se preocupou com o radiador do seu carro até agora, está na hora de começar a pensar sobre o assunto. Por isso, preparamos um post para você com dicas importantes de como prolongar a vida do radiador. Acompanhe!
Depois de fazer uma revisão completa no radiador do seu carro, existem ações que você pode colocar em prática para garantir o bom funcionamento dele por mais tempo. As principais são:
• Evite depositar água no reservatório. O ideal é usar um fluido próprio, com aditivos antiferrugem e corrosão;
• Escolha o fluido de acordo com o manual do proprietário e faça a troca dele a cada 6 meses ou de acordo com o que a manual indica. Para não esquecer, pode incluir esse serviço na revisão periódica do carro;
• Sempre que transitar por estradas de barro, com lama ou muita poeira, use um pincel para limpar a colmeia. Isso impede a obstrução da passagem de ar por acúmulo de sujeiras nos orifícios;
• Não ande com o carro se estiver apresentando algum defeito no radiador. O ideal é que ele seja rebocado para não superaquecer o motor e gerar incêndios;
• Tenha atenção aos sinais de problemas descritos no tópico anterior e procure a concessionária ou oficina autorizada diante de qualquer suspeita.
Como você pôde ver, o sistema de arrefecimento influencia diretamente na depreciação do veículo, pois é o que garante uma vida longa ao motor.
Então, siga essas dicas para não ter surpresas desagradáveis com o radiador do carro.
Fonte: comprapecas.com.br/