Pode parecer um mero detalhe, mas o nível do líquido no reservatório do sistema de arrefecimento é importantíssimo para manter o bom funcionamento do motor do seu carro como um todo.
O recipiente acomoda a água e o fluido de refrigeração e, em todos os modelos de veículos, exibe uma indicação de nível máximo e outra indicação de nível mínimo. É importante estar atento em ambos os níveis.
O recomendado é preencher o reservatório com água e aditivo, sempre respeitando o indicador de nível máximo. A respeito de aditivos, coloque nas revisões periódicas feitas numa oficina especializada e de confiança, sempre após trocar toda a água do sistema de arrefecimento.
Tal líquido deve ser trocado a cada dois anos ou 60 mil quilômetros rodados. Mas lembre-se de observar o nível do líquido a cada 15 dias. E, é claro, esse líquido deve estar sempre acima do nível mínimo.
Se o nível de água e aditivo baixar com frequência, o reservatório ou algum outro componente do sistema de arrefecimento pode estar com problema. Muita vezes, o defeito pode ser algo simples, como um vazamento na tampa do reservatório.
Porém, em qualquer situação, leve o seu carro até uma oficina de confiança.
Ao contrário do que muitos fazem, utilizar somente água no reservatório do radiador não é o recomendado pelas fabricantes. Atualmente, qualquer carro deve ser munido de uma mistura com água pura, destilada ou desmineralizada e com o aditivo no reservatório.
A quantidade de cada um dos líquidos nesta mistura varia de acordo com o fabricante. O ideal é se informar direto na concessionária ou buscar por tal informação no manual do proprietário. Na maioria das vezes, porém, essa mistura é de 50% de água e 50% do aditivo etilenoglicol.
O aditivo do radiador é importante para evitar que a água ferva ou congele, além de proteger o sistema contra corrosões e a formação de incrustações, que podem provocar entupimentos e, assim, sobreaquecer todo o conjunto.
Como você já deve imaginar, qualquer vazamento e/ou entupimento no sistema de arrefecimento do motor do seu carro é o suficiente para provocar sérios problemas no conjunto.
Os vazamentos podem ser facilmente constatados caso haja sinais de ferrugem no líquido dentro do reservatório. Além disso, caso haja poças de água embaixo do carro, o sistema pode estar mesmo com vazamento – fique atento para não confundir com a água que sai do dreno do sistema de ar-condicionado.
Com a ferrugem acumulada no reservatório, ela pode passar para as colmeias do radiador e levar a um entupimento. Este, por sua vez, impede a circulação de água no motor, elevando a temperatura do propulsor e, com isso, provocando problemas, como a queima da junta do cabeçote.
A colmeia do radiador é um dos componentes do sistema de arrefecimento que está mais sujeito a danos. Isso porque ela fica posicionada logo na frente do carro e pode ser facilmente danificada numa batida frontal.
Além disso, a colmeia suja com facilidade, sobretudo após passar por uma estrada de terra ou lama. Por isso, mantenha a colmeia sempre bem limpa para evitar maiores problemas.
Caso você pegue uma estrada de terra, não deixe que o barro se acumule na peça. Caso isso ocorra, limpe o componente de dentro do cofre do motor para fora, usando uma mangueira.
Por mais que essas dicas sejam válidas, nada substitui o olhar técnico de um profissional. Sendo assim, não deixe de fazer as revisões periódicas no seu carro e promova a substituição do componente do sistema de arrefecimento e de qualquer outro ponto do veículo caso ele esteja com defeito ou prestes a chegar ao seu fim de vida.
Fonte: https://www.noticiasautomotivas.com.br/