Como escolher o radiador correto para o seu equipamento? Conheça algumas dicas para ajudá-lo nessa escolha.
Embora muitas pessoas considerem o radiador como um componente único, ele faz parte de um sistema completo de arrefecimento do motor. O radiador é responsável por realizar a troca de calor entre o ar e uma substância líquida, que é utilizada para absorver o calor do motor.
Em outras palavras, o radiador é apenas uma parte do sistema de arrefecimento do veículo e trabalha em conjunto com outros componentes, como a bomba d’água, termostato e reservatório. O objetivo desse sistema é dissipar o excesso de calor gerado pelo motor durante a queima do combustível.
Dessa forma, identificar qual radiador utilizar em um veículo ou maquinário faz total diferença, não somente por conta do custo benefício, mas também pelo papel que o radiador irá desempenhar em conjunto com o sistema em que ele está inserido.
Saiba como escolher o radiador correto a partir das dicas disponíveis abaixo:
No mercado existem diversos modelos de radiadores disponíveis, dependendo do equipamento, o radiador terá que exercer funções mais trabalhosas do que o normal. E escolher um radiador que não tenha a mesma potência que o sistema do equipamento necessita, pode resultar em grandes problemas posteriormente.
Entenda qual é o tipo de radiador necessário para o seu veículo ou maquinário, levando em consideração fatores como o tamanho, capacidade de resfriamento, pressão de trabalho e fluxo de ar.
Cada veículo ou máquina industrial possui um fabricante e informações técnicas que devem ser consideradas antes de escolher um radiador, pois existem especificações que não se aplicam a todo equipamento.
Seguir essas especificações garante que o radiador escolhido seja compatível com o seu equipamento e funcione corretamente.
A qualidade de um radiador impacta em todo o desempenho de um sistema de arrefecimento. Opte por marcas renomadas e radiadores de qualidade, que garantam uma boa eficiência de resfriamento e uma vida útil mais longa.
Verificar a compatibilidade com o líquido de arrefecimento utilizado no seu equipamento, evita dores de cabeça no futuro. Afinal se o radiador não for compatível não será possível que o sistema funcione com eficiência, podendo resultar em complicações não apenas para o sistema de arrefecimento, mas também para o motor.
A instalação e manutenção, embora não seja algo que proprietários de equipamentos têm o costume de fazer, ainda assim é um fator importante a ser considerado. Optar por radiadores que sejam fáceis de instalar, evita manutenções excessivas e gastos extras.
É necessário ter cuidados básicos com o radiador para prevenir danos e prolongar sua vida útil. Prestar atenção nas informações a seguir pode garantir o bom funcionamento do radiador do seu veículo ou equipamento:
1 – Utilização do líquido correto para o sistema de arrefecimento: embora a água seja um componente muito utilizado para encher o radiador, ela não tem as mesmas propriedades que o líquido adequado possui, e dessa forma não pode desempenhar a função com a mesma excelência. O ideal é que seja utilizada água desmineralizada junto com um aditivo para ambos contribua com a lubrificação adequada para o sistema de arrefecimento.
2 – Não deixe as mangueiras entupirem: é importante realizar revisões preventivas periodicamente, para garantir que a mangueira do radiador não esteja rachada e se o ventilador está em boas condições de funcionamento.
3 – Troque a água/líquido do radiador quando o veículo estiver em baixa temperatura: é recomendado realizar esse procedimento apenas quando o veículo estiver frio. Fazer a troca ou completar o líquido do radiador enquanto o motor ainda estiver quente pode danificar o motor ou causar acidentes devido à alta temperatura.
Ao tomar esses cuidados básicos, é possível garantir o bom funcionamento de todo o sistema de arrefecimento do radiador, prevenindo possíveis problemas e danos ao motor. Assim como escolher o radiador correto para o seu veículo ou maquinário industrial pode fazer toda a diferença no desempenho e vida útil do equipamento. Seguindo essas dicas, você poderá escolher um radiador de qualidade e compatível com as necessidades do seu equipamento.
Você também pode conferir outras dicas e recomendações em nosso blog! Além disso, você ainda pode contar com o Bola Radiadores para garantir ainda mais segurança e um bom funcionamento para seu veículo.