Além de comprometer a vida útil dos componentes do motor, realizar a troca fora dos prazos estipulados pela fabricante também aumenta o consumo. E isso vale ainda para a escolha do lubrificante adequado, que deve seguir as recomendações no manual do veículo.
Quando o motor trabalha na temperatura ideal, ele é mais eficiente e, assim, consome menos combustível. A Promax Bardahl explica que, quando entra em ação, faz o líquido de arrefecimento (água + aditivo) percorrer a parte interna do motor, onde, mesmo sem entrar em contato com os componentes responsáveis pela combustão, se aquece, justamente para retirar o calor. Quando completa seu percurso e chega ao radiador, a troca de calor é realizada e o motor trabalha na temperatura ideal.
É importante respeitar o limite da trava, já que o combustível em excesso pode inundar o cânister. Caso isso aconteça, além de comprometer a filtragem de vapores, pode trazer problemas se o carvão dessa peça se soltar, danificando outros itens do motor.
A revisão periódica é essencial para manter o veículo em perfeito funcionamento. E isso também assegura economia de combustível. Faça a troca dos filtros de ar, óleo e combustível nos prazos estipulados no manual do veículo. Se o filtro de ar estiver sujo, por exemplo, reduz a admissão de ar no motor e o faz gastar mais. O mesmo vale para os filtros de óleo e combustível.
Na estrada, em velocidades maiores, o ideal é manter o ar-condicionado ligado com os vidros fechados. Rodar com os vidros abertos compromete a aerodinâmica, exercendo uma força contrária e elevando o consumo.
Outra dia importante de manutenção é estar com o alinhamento e o balanceamento em dia. Caso contrário, o veículo pode puxar para um dos lados, aumentando o consumo de combustível.
Fique atento ao conta-giros e faça as trocas de marcha no ponto certo. Segundo a empresa, para economizar combustível, o ideal é rodar na cidade com o motor entre 1.500 e 2.000 rpm. Muitos veículos com câmbio manual possuem até um indicador de trocas de marcha no painel para ajudar o motorista.
A discussão é antiga, mas nada de soltar o carro numa descida e ir desengrenado. A empresa alerta que os carros atuais contam com injeção eletrônica e central de inteligência, que entende quando o veículo percorre trechos em declive engrenado e sem aceleração.
Fonte: https://revistacarro.com.br/