De acordo com Gabriel Corrêa, se o pneu estiver com pressão abaixo da recomendada pelo fabricante do veículo, o consumo de combustível pode aumentar.
“Pneu com baixa pressão tem maior área de contato com o solo, fazendo com que o atrito a ser vencido pelo motor para movimentar o veículo seja maior. Isso, portanto, exige maior força do motor e, consequentemente, gasta mais combustível”, explica Corrêa.
Sabendo que quando mal calibrado, o pneu “come” a borracha mais rápido, ou de maneira disforme, o executivo aponta: “Na situação do pneu estar com a pressão de ar fora do especificado, a parte que entra em contato com o solo (footprint) pode variar, ocasionando o desgaste excessivo em alguns pontos”, detalha.
Basicamente, quando a pressão está baixa, os ombros – parte de fora da banda de rodagem – têm mais contato com o solo, provocando maior desgaste. De acordo com a Continental, cabe salientar que, dentro deste cenário, a distância de frenagem também é maior. Já quando com pressão alta, ou acima do recomendado, o centro da banda de rodagem do pneu passa a ser a área com maior contato com o solo, causando desgaste maior no centro e menor nas partes externas da banda de rodagem.
Muita gente ainda duvida que pneu mal calibrado prejudica a suspensão. Questionado sobre isso, Corrêa é enfático ao dizer que “Sim!”. Ele explica que, com a calibragem inadequada, o atrito dos pneus no solo se altera. “Quanto maior o atrito, maior o esforço dos componentes da suspensão”, salienta. Como exemplo, o executivo cita que “se os pneus estiverem murchos, vão aumentar a força de arrasto.”
A calibragem inadequada pode causar perda de estabilidade em curvas e deixar a direção pesada. Isso acontece porque a área do pneu que entra em contato com o solo muda. “Um pneu com pressão abaixo da recomendada, terá maior área de contato do que a usual, fazendo com que a força necessária para virar a roda aumente”, exemplifica Corrêa. Em relação à estabilidade, as variações são mais perceptíveis em pista molhada, pois a banda de rodagem é desenhada para escoar a água quando está com um contato uniforme com o chão. A partir do momento em que os ombros (calibragem abaixo) ou o centro da banda (calibragem acima) passam a ser a principal área de contato do pneu com o solo, o escoamento da água fica prejudicado. De acordo com a Goodyear, isso, por fim, pode ocasionar aquaplanagem – pneus perdem o contato com o solo devido a uma camada de água não escoada.
Vale lembrar que estes riscos aumentam conforme a diferença da calibragem adequada do pneu. “Por exemplo, um pneu com uma calibragem 30% abaixo da recomendada, tem mais chances de aquaplanar do que um com a calibragem 5% abaixo da recomendada”, explica.
Fonte: https://jornaldocarro.estadao.com.br/