O sistema de arrefecimento é fechado, o que significa que não tem para onde esse fluido “evaporar”. Esse é o motivo de não haver necessidade de completa-lo com nada. Se o nível do fluido está abaixo da marca de mínimo significa que algo está errado – e completar só camuflará um problema que precisa ser identificado e resolvido.
Ainda assim, pode acontecer de sofrermos algum acidente em que o fluido vaze e que precisemos sair do lugar com o carro até chegar num posto de socorro. Numa situação dessas, é claro que você colocará no radiador qualquer coisa líquida que estiver ao seu alcance no momento. Mas é importante saber que, quando chegar à oficina, será necessário esgotar o sistema todo, fazer uma boa limpeza, resolver o vazamento e aí então colocar fluido novo, na proporção e especificações corretas.
Então se você é desses que gosta de ter um “Kit Apocalipse” no porta-malas do seu carro (é mais comum do que imaginam e acho super válido), em vez de ter uma garrafa de água para emergências com o radiador, tenha uma de aditivo diluído (preparado para uso), que o dano será menor.
Fonte: https://www.bol.uol.com.br/