Um dos componentes mais importantes para o sistema de frenagem é o lubrificante automotivo. Além dos elementos habituais, tais como pastilhas e discos de freio, este produto é essencial para garantir a manutenção e o bom funcionamento de um veículo.
O fluido para freio é composto basicamente por glicóis e visa preservar as ligas metálicas dos dutos do sistema de frenagem do automóvel. Ele trabalha em condições adversas de temperatura e por inibidores de corrosão, uma vez que entra em contato com as partes metálicas deste sistema. Além disso, é responsável por transmitir às pastilhas e lonas do sistema a força exercida sobre o pedal do automóvel quando se deseja frear. A variação na transmissão dessa força determina a eficiência do fluido que, por sua vez, está relacionada à sua viscosidade.
No momento da frenagem de um veículo, caminhão ou moto, um calor intenso é gerado pelo atrito entre a pastilha e o disco do freio. Durante esse processo, ocorre a formação de pequenas bolhas de água que se misturam ao fluido. Para não ocasionar falhas no sistema de freio e colocar em risco a vida do condutor e dos passageiros, o produto não pode ferver.
Um fluido de freio de alta qualidade apresenta uma relação eficiente entre compressão e ebulição. Quanto mais baixa a taxa de compressão e mais alto o ponto de ebulição, mais eficiente é o produto. Quando o motorista tem a sensação de que é necessário pisar mais fundo para que ocorra a frenagem, é sinal de que o fluido está velho e com perdas de suas características iniciais.
Produtos de baixa qualidade absorvem maior quantidade de água, permitindo a formação de muitas bolhas. Eles também podem provocar oxidação nas partes metálicas, contaminando o fluido e diminuindo sua vida útil. Já os produtos com alta compatibilidade de materiais e tecnologias diferenciadas garantem a proteção do sistema hidráulico do freio e da embreagem contra depósitos e corrosão.
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