Um sábio ditado popular lembra que “é melhor prevenir do que remediar” – o que se enquadra perfeitamente à manutenção automotiva. O bom estado de conservação é fundamental para valorizar o carro na hora da venda. E a melhor forma de driblar a depreciação precoce é realizar as revisões programadas.
Durante toda a vida, todos os carros precisam passar por revisões periódicas, geralmente a cada 6 meses ou 10 mil quilômetros rodados – o que vier primeiro.
Conheça alguns fatos sobre a revisão automotiva:
Idealmente, os serviços de alinhamento e balanceamento devem ser feitos a cada 10.000 quilômetros, sempre acompanhados do rodízio de pneus.
Há algumas exceções, como em casos de viagens por estradas muito esburacadas, por exemplo, onde é preciso avaliar se há necessidade de realizar alinhamento e balanceamento antes dos 10 mil km.
Os problemas mais comuns relacionados ao sistema de arrefecimento da maioria dos carros deve-se justamente à falta de aditivo na água do radiador.
Sem o aditivo, os componentes e peças metálicas ficam expostos ao efeito corrosivo da água. Além do mais, o uso de aditivo na água do radiador ajuda a prolongar a vida útil dos sensores térmicos e das válvulas termostáticas.
O que pouca gente sabe é que outra função importantíssima do aditivo é evitar o superaquecimento do motor por falta de água no radiador.
ATENÇÃO: Jamais, sob hipótese alguma, deve-se utilizar água da torneira no radiador do carro! Somente água desmineralizada pode ser adicionada ao radiador.
Ainda, lembramos que não é necessário colocar aditivo sempre que completar a água do radiador em postos de gasolina. Fazer isso nas revisões é suficiente para carros novos.
Dar a devida atenção aos cuidados básicos com o ar-condicionado automotivo é questão de saúde.
Em geral, o mais recomendado é fazer a higienização do ar-condicionado automotivo a cada 6 meses para evitar a proliferação de vírus e bactérias no interior do sistema e acabar com o mau cheiro.
Também é indicado realizar a manutenção preventiva do sistema do ar-condicionado do carro a cada 30 mil quilômetros ou antes, caso haja sinais de mau cheiro ou dificuldade de ventilação no sistema.
Apesar de parecerem procedimentos simples, tanto a manutenção quanto a higienização do ar-condicionado automotivo requerem conhecimento e mão de obra profissional, principalmente em serviços que envolvam a limpeza do evaporador, do compressor e demais componentes do sistema de ar.
A melhor solução para realizar as revisões periódicas obrigatórias de carros zero é recorrer à própria concessionária e sempre respeitar o plano de manutenção do veículo.
Se você é o(a) proprietário(a) de um carro seminovo ou usado, o ideal é sempre recorrer a um auto center de confiança, com ferramental adequado e profissionais capacitados para realizar a revisão automotiva e possíveis manutenções.
Assim, você irá valorizar e prolongar a vida útil do veículo, além de evitar dores de cabeça e gastos desnecessários.
Fonte: https://www.icarros.com.br/